sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

O Alquimista - 1983

Procurando pelo filme

O alquimista - capa legal
Depois de assistir um filme trash que me divertiu muito, decidi por começar uma coleção (ou ao menos salvar alguns filmes antigos que estão ficando difíceis de encontrar na web), e isso me levou a encontrar a Empire International Pictures. Essa empresa, famosa por suas produções B dos anos 80 em diante, era uma distribuidora de filmes criada pelo famoso Charles Band, nome de referência quando se fala nesse tipo de gênero. 

O primeiro passo na minha jornada foi encontrar uma lista com os filmes distribuídos por essa empresa, e essa tarefa foi fácil graças ao wikipédia em inglês. Com base nesse link, obtive uma relação dos filmes (acredito que nem todos) e comecei minha pesquisa. O primeiro da lista era The Alchemist, que no Brasil foi traduzido por O Alquimista.

Uma pesquisa no Google me levou a um rip de VHS do filme com legenda (que pode ser encontrado aqui). Porém a legenda vinda do VHS e a qualidade baixa e com chuviscos me levou a procurar por uma versão em inglês de melhor qualidade. Não sei ao certo o link de onde baixei o filme, por isso não o coloco aqui. Com o video em mãos me restou procurar por alguma legenda disponível. Quem já procurou sabe que embora pareça fácil, muitas das legendas de um mesmo filme diferem em decorrência da versão ou de como o filme foi convertido. Para sorte, encontrei a legenda certa para o filme no Opensubtitle, criada por Fabiano M. Machado (Fabiano1980). Com o filme e a legenda em mãos, usei o software de edição de vídeos KDEnlive para unir legenda e vídeo.

Um pouco sobre o filme


Vejamos uma sinopse: 

Preso pela maldição de um alquimista, homem que assassinou sua esposa na Idade Média vaga solitário através dos séculos, fazendo diferentes vítimas geração após geração. Nos tempos atuais, ele tenta escapar da maldição ao mesmo tempo em que busca novas vítimas.

Pois bem, sinopses enganam. Nos primeiros minutos da produção vemos o camponês duelando com o alquimista, sendo amaldiçoado e matando sua esposa Anna. 
Depois o filme corta para os tempos presentes onde uma versão atual de Anna está viajando de carro. Boa parte do filme se passa nessa viagem onde ela encontra um caroneiro, eles se apaixonam e por meio de magia acabam encontrando o alquimista e sua filha, que agora é uma idosa. Isso é praticamente metade do filme. Na segunda metade, os protagonistas encontram o camponês, vão atrás do alquimista em outra dimensão e o vencem. 
Confesso que eu esperava mais. O filme se torna cansativo na primeira parte e quando chega na segunda não acaba entregando ação ou mesmo aqueles efeitos práticos que fazem os filmes B tão gostosos de assistir. A capa que ilustra a postagem é mais legal que o filme, embora essa outra capa que encontrei (a direita) não seja lá essas coisas. 
Levando em conta é claro, o ano em que o filme foi produzido e o baixo orçamento, não se pode esperar muito. Mesmo assim, foi o primeiro filme adicionado a coleção do escavador.

Trailer


Por questões de direitos autorais não posto os filmes aqui, mas você pode assistí-los através do meu perfil na rede Ok.ru

0 comentários:

Postar um comentário